A CIDADE

Florianópolis está entre os principais destinos do país e o mais famoso do Estado de Santa Catarina. A Cidade conta com 42 praias informative speech e são muitos pontos turísticos com encantos naturais, lagoas, dunas e mangues, além de passeios culturais e ecológicos.

A Cidade tem uma costa de 172 km bem recortada, que contorna os 54Km de comprimento e 18Km de largura, num total de 433Km², divididos entre ilha e continente, e conta hoje com uma população estimada em 469.690 habitantes, configurando uma densidade demográfica de 632,68 habitantes por quilômetro quadrado. O município é constituído por 12 distritos: Florianópolis, Barra da Lagoa, Cachoeira de Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho (Dados do IBGE).

Para quem gosta de ambiente tranquilo, a dica é visitar as praias de Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha, onde ainda são preservadas as vilas de pescadores com ótimos restaurantes, bem como a vila açoriana no distrito de Santo Antônio de Lisboa, onde se pode observar as construções típicas portuguesas e apreciar o cardápio dos restaurantes, com destaque para as ostras cultivadas na região.

A Lagoa da Conceição é outro ponto turístico onde tem uma grande concentração de bares e restaurantes, principalmente no Canto da Lagoa, no Canto dos Araçás, no Centrinho, na Avenida das Rendeiras e na estrada para a Praia Mole.

Assim como outras cidades litorâneas de nosso país, Florianópolis sofreu influência da cultura açoriana, que hoje permanece nas rendas de bilro, tapeçarias de tear, confecção de esteiras, gaiolas e balaios, e também nas danças e folguedos, como pau-de-fita e boi de mamão.

A Capital de Santa Catarina reúne mistérios e lendas a mais de 6 mil anos, com as artes rupestres, passando pelos registros indígenas, até chegar nos contos e lendas de bruxas e magias de Franklin Cascaes, contados pelos antigos moradores da região.

Segundo dados da Prefeitura de Florianópolis, a rede pública de ensino possui 76 Unidades Educativas da Educação Infantil, 10 Núcleos de Educação Infantil (NEIs) vinculados, 36 Escolas de Ensino Fundamental e 10 Núcleos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Município atende cerca de 14.565 mil alunos to kill a mockingbird chapter 15 summary no Ensino Fundamental, 12.018 na Educação Infantil e 1.219 na EJA. O número de docentes que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da rede de ensino, nos níveis municipal, estadual federal e privado, é de, respectivamente, 825 e 2.431, conforme dados do IBGE.

 

Fontes:

Prefeitura Municipal de Florianópolis – http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/25_05_2015_13.21.19.a8cfbc1ba45502447185ee928a98ce06.pdf

Vivendo Floripa – http://vivendofloripa.com.br/home/

IBGE – http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=420540&idtema=117&search=santa-catarina|florianopolis|ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2012

 

OPÇÕES CULTURAIS,
GASTRONÔMICAS E DE LAZER

O LOCAL

Informações sobre a Universidade Federal de Santa Catarina

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com sede em Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina, foi fundada em 18 de dezembro de 1960 com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa e a extensão. É uma Universidade pública e gratuita, e possui campi em mais quatro municípios: Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. Todos os novos campi foram instituídos com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), em um processo de interiorização da Universidade para outras regiões em Santa Catarina.

Sua comunidade é constituída por cerca de 50 mil pessoas, entre docentes, técnicos-administrativos em educação e estudantes. São aproximadamente 5.500 professores e técnicos que atuam em atividades cujos resultados são referência no Brasil e Exterior.

A UFSC tem mais de 30 mil estudantes matriculados em 103 cursos de graduação presenciais e 14 cursos de educação a distância. Quanto à pós-graduação, a UFSC disponibiliza mais de sete mil vagas para cursos stricto sensu: são 63 mestrados acadêmicos, 15 mestrados profissionais e 55 cursos de doutorado. Nos 32 cursos de especialização, são mais de seis mil alunos na modalidade a distância e 500 em cursos lato sensu presenciais. Na última avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduações, realizada pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), foram conceituados com notas 6 e 7 – as mais altas – 17 dos 56 programas avaliados e 62,5% deles obtiveram nota igual ou superior a 5.

No Campus Florianópolis estão localizados o Colégio de Aplicação (CA), que oferece os ensinos fundamental e médio à comunidade, e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que atende 193 crianças com idade até 5 anos e 11 meses.

A UFSC possui cerca de 600 Grupos de Pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reunindo professores, técnicos e estudantes.

Além da expansão no próprio país, a UFSC tem se internacionalizado por meio de cooperação com instituições de ensino de todo o mundo. Há, atualmente, mais de 400 convênios com mais de 50 países em todos os continentes.

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina – http://estrutura.ufsc.br/

 

HOSPEDAGEM

Como agência de turismo oficial do V GRUPECI, a Campus Turismo oferece valores e condições promocionais para reservas de hotéis, passagem aérea, pacotes de viagens pré/pós evento e passeios em Florianópolis e seus arredores.

Lista de Hotéis

HOSPEDAGEM
SOLIDÁRIA

Disponibilizaremos 15 vagas de alojamento para pessoas que não podem arcar com hospedagem em Florianópolis durante o GRUPECI, ou que tiveram contratempos para conseguir outras vagas. No entanto, é importante que sejam levados colchões de ar. A seleção será por ordem de manifestação, através do email: 5grupeci@gmail.com

TRANSPORTES

Ônibus

Os ônibus municipais são operados pelo Consórcio Fênix, e as linhas, horários e itinerários podem ser conferidos no site oficial da empresa.

Site Oficial

Taxi

Há diversos pontos de taxi espalhados pela cidade, além da central. Os número dos principais pontos podem ser conferidos no site da MObFloripa.
Central: (48) 3240-6009

Site M0bFloripa

Mobilidade

Para mais detalhes de mobilidade da cidade existe o site MObFloripa, em que pode-se pesquisar os ônibus que passam em determinada rua, contatos de ônibus de turismo, contatos para aluguel de veículos, entre outros.

Site Oficial